Subsídios da China ao aço 'distorcem' o mercado mundial, afirma OCDE
Os subsídios ao aço da China "distorcem" o mercado mundial e dificultam o investimento na descarbonização da indústria, afirmou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório nesta terça-feira(27).
A China é a maior produtora de aço do mundo, com mais de 1 bilhão de toneladas produzidas até 2024, e a queda da demanda interna forçou seus produtores a buscar mercados no exterior.
O mercado mundial de aço está "distorcido por forças alheias ao mercado, no qual produtores que não se beneficiam de subsídios não conseguem competir em igualdade de condições", disse a OCDE, que reúne 38 economias avançadas, além de países em desenvolvimento com economias abertas, como Chile, Colômbia, Costa Rica e México, entre outros.
"A taxa de subsídio ao aço na China (como porcentagem das receitas das empresas) é cinco vezes maior do que a média de outras economias", acrescentou a OCDE, observando que as exportações de aço chinesas mais que dobraram desde 2020.
As exportações da China atingiram um recorde de 118 milhões de toneladas em 2024, enquanto as importações caíram quase 80%, para 8,7 milhões de toneladas, disse a OCDE.
Desde 2020, as importações de aço aumentaram quase 60% na América do Sul, 13% na União Europeia e no Reino Unido, 18% no Japão e na Coreia, 40% na América do Norte, 52% na Turquia e 77% na Oceania.
No entanto, a crise do mercado imobiliário chinês levou a uma redução na demanda por aço nos últimos anos.
A abundância do aço barato afeta gravemente os esforços de investimento em descarbonização no setor, já que sua produção é responsável por 8% das emissões globais de CO2.
"As siderúrgicas não conseguirão retornar a níveis sustentáveis de lucratividade até que o excesso de capacidade mundial e suas consequências sejam abordados de forma significativa", alertou a OCDE.
"É preciso cooperação mundial para garantir igualdade de condições no mercado global de aço", acrescentou a organização.
im/ngu/jum/rhl/an/mb/jc
© Agence -Presse