Topo
Notícias

Multa recorde para distribuidora de água britânica Thames Water por poluição

28/05/2025 06h26

A agência reguladora britânica da água, Ofwat, anunciou nesta quarta-feira (28) uma multa recorde de 122,7 milhões de libras (166,1 milhões de dólares, 937 milhões de reais) à maior distribuidora do Reino Unido, Thames Water, devido especialmente aos repetidos despejos de águas residuais.

A empresa, que enfrenta grandes dificuldades financeiras, também foi punida pelo pagamento indevido de dividendos aos acionistas.

"Nossa investigação revelou uma série de violações por parte da empresa na construção, manutenção e operação de infraestruturas", resumiu David Black, diretor geral da Ofwat, em um comunicado.

As companhias de água britânicas, privatizadas desde 1989, são alvos de críticas há muitos anos devido ao despejo de grandes quantidades de águas residuais em rios e mares, em parte pela falta de investimentos em um sistema de esgoto que data em grande medida do período vitoriano. 

A Thames Water atende a região de Londres e 16 milhões de clientes, o que equivale a 25% da população britânica.

Mas a empresa enfrenta uma crise financeira que gera temores de um possível resgate público que poderia ser muito caro.

"Levamos muito a sério nossa responsabilidade com o meio ambiente e já avançamos na resolução dos problemas", reagiu a Thames Water em um comunicado.

A multa por poluição alcança 104,5 milhões de libras (141,4 milhões de dólares, 797,8 milhões de reais), a multa mais elevada já aplicada pela Ofwat, à qual se somam 18,2 milhões de libras (24,6 milhões de dólares, 138,8 milhões de reais) após uma investigação separada que aponta o pagamento de dividendos "injustificáveis" aos acionistas.

A Thames Water, que pertence a um consórcio de acionistas, que inclui um fundo de pensões canadense e outro britânico, busca ativamente um comprador.

ode/alm/psr/zm/fp

© Agence -Presse

Notícias