Coreia do Norte considera sistema antimísseis de Trump uma ameaça 'perigosa'
A Coreia do Norte qualificou o plano do sistema de defesa antimísseis "Domo de Ouro" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma ameaça "muito perigosa" que pretende militarizar o espaço, informou nesta terça-feira (27, data local) a mídia estatal.
O Ministério de Relações Exteriores norte-coreano emitiu um memorando indicando que se trata de "uma 'iniciativa ameaçadora' muito perigosa, cujo objetivo é ameaçar a segurança estratégica dos Estados detentores de armas nucleares", indicou a agência de notícias oficial KCNA.
Trump anunciou na semana ada novos detalhes e condições iniciais de financiamento para o sistema de defesa que, em sua opinião, é "muito importante para o sucesso e, inclusive, para a sobrevivência do nosso país".
Mas a iniciativa apresenta importantes desafios técnicos e políticos, segundo os analistas, e pode ter um custo econômico elevado.
O memorando da Coreia do Norte, um país com arsenal nuclear e hostil em relação a Washington, acusou os Estados Unidos de estarem "tentando militarizar o espaço exterior", afirmou KCNA.
"O plano dos Estados Unidos de construir um novo sistema de defesa de mísseis é a causa fundamental de provocar uma corrida armamentista nuclear e espacial no mundo, ao alimentar as preocupações de segurança dos Estados detentores de armas nucleares e transformar o espaço exterior em um potencial campo de guerra nuclear", insistiu Pyongyang.
A China, um dos principais aliados da Coreia do Norte, também expressou forte rejeição ao plano e acusou os Estados Unidos de minarem a estabilidade global.
bur-des/st/dbh/ag/lm/rpr
© Agence -Presse