Topo
Notícias

Chanceler do Irã diz que 'diferenças fundamentais' persistem com EUA sobre tema nuclear

22/05/2025 16h12

O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, afirmou nesta quinta-feira (22) que persistem "diferenças fundamentais" com os Estados Unidos, na véspera de uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano, em Roma, na Itália.

"Segue havendo diferenças fundamentais entre nós", disse Araghchi à televisão estatal, advertindo que, se os Estados Unidos quiserem impedir que o Irã enriqueça urânio, "não haverá acordo".

Teerã e Washington, inimigos desde a revolução islâmica de 1979, realizaram conversas em 12 de abril sobre o programa nuclear iraniano e se reunirão nesta sexta-feira na Itália como parte de uma quinta rodada de negociações, sob mediação do Sultanato de Omã.

O objetivo é concluir um novo acordo para impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear, em troca do levantamento das sanções que paralisam sua economia.

O último acordo, de 2015, tornou-se obsoleto em 2018, quando os Estados Unidos, sob a primeira presidência de Trump, se retiraram unilateralmente do acordo e reimpam sanções, levando o Irã a renegar seus compromissos.

Nesta nova fase de conversas indiretas, ambos os países demonstraram publicamente seu desacordo sobre a questão do enriquecimento de urânio, uma atividade que, segundo o Irã, é parte de um programa civil.

"Estamos convencidos da natureza pacífica do nosso programa nuclear e, portanto, não temos nenhum problema em que haja mais inspeções e transparência", afirmou o chanceler nesta quinta-feira.

sbr-pdm/hme/hgs/meb/mb/mvv/yr/ic/rpr

© Agence -Presse

Notícias