Topo
Notícias

Acidente de avião em bairro residencial da Califórnia deixa dois mortos

22/05/2025 15h14

Duas pessoas morreram nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (22), quando uma aeronave privada caiu durante a noite em um bairro residencial de San Diego, na Califórnia, em um acidente que deixou uma dezena de casas danificadas e vários veículos incendiados.

As duas vítimas eram ageiros do pequeno avião Cessna 550 e não foram relatados feridos graves no solo, informou o chefe adjunto do Corpo de Bombeiros local, Dan Eddy. Entre oito e dez pessoas poderiam estar a bordo.

A aeronave caiu por volta das 3h45 locais, segundo a istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), e causou pânico ao espalhar seu combustível em uma área residencial de famílias de militares.

"Parecia que todas as casas estavam pegando fogo porque eu podia ver a fumaça e as chamas, parecia que as árvores estavam queimando", relatou à AFP Yasmine Sierra, de 35 anos. A princípio, pensou que se tratava de um terremoto.

Para ajudar seus vizinhos a escapar no meio da noite, Sierra e seu filho pularam em uma cama elástica carregando uma escada até conseguir lançá-la do outro lado da cerca. Uma mulher, seus dois filhos e dois cães escaparam do fogo em seu jardim.

Jeremy Serna, de 31 anos, e sua esposa acordaram com um forte estrondo. "Olhamos lá fora e o céu estava laranja. Corri para fora para ver o que era e tudo estava em chamas", contou Serna, membro da Marinha.

E então viu a casa da esquina pegando fogo. "Voltei para cá e disse à minha esposa: temos que ir embora [...] Foi bastante assustador", acrescentou.

Segundo Eddy, quando a aeronave atingiu o solo "arrastou cada carro que estava nos dois lados da rua".

- Névoa densa -

Na hora que o acidente ocorreu, a visibilidade era muito ruim, com uma névoa espessa sobre a área.

A causa do acidente por enquanto é indeterminada, mas um cabo de energia elétrica foi danificado no incidente e os investigadores tentam determinar se o avião o atingiu antes de cair.

"Esta é uma tragédia e nos solidarizamos com os afetados. Continuaremos presentes [...] e garantiremos que as famílias afetadas, que estão sem o às suas casas, recebam o apoio adequado até que possam retornar", declarou o prefeito de San Diego, Todd Gloria, em uma coletiva de imprensa. 

A área afetada, perto do Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, é "uma das maiores áreas residenciais militares do mundo" e "muitas famílias de militares foram afetadas", disse, por sua vez, o capitão Robert Heely, comandante da Base Naval de San Diego.

Nas redes sociais, a polícia de San Diego indicou a evacuação de três ruas e pediu aos moradores que entrassem em contato com as autoridades se encontrassem destroços ou sentissem cheiro de querosene. 

- Dezenas de evacuados -

San Diego abriga instalações da Marinha americana e bases da Guarda Costeira.

O estudante do ensino médio Zane Baker, que se apresentou como filho de um militar, contou que a polícia foi de casa em casa para remover dezenas de pessoas.

"Certifiquei-me de que todos os meus irmãos e irmãs estavam acordados, conscientes e bem", disse ao canal de televisão local KTLA.

Os Estados Unidos têm sido palco de diversos acidentes e problemas aéreos recentemente.

Nas últimas semanas, falhas no controle de tráfego aéreo afetaram pelo menos duas vezes o movimentado aeroporto de Newark, na costa leste. No final de janeiro, a colisão em pleno voo entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington deixou 67 mortos.

Em maio, duas pessoas morreram quando o pequeno avião em que viajavam caiu em um bairro residencial no noroeste de Los Angeles.

eml/vla/dg/mel/aa/dd/ic/yr/rpr

© Agence -Presse

Notícias