No UOL News Esporte desta quarta (28), o colunista Walter Casagrande fez um desabafo pessoal e se emocionou ao comentar a acusação de xenofobia de um jogador venezuelano do Talleres contra o paraguaio Bobadilla, do São Paulo, na vitória do Tricolor sobre o time argentino no Morumbis.
Segundo o lateral Miguel Navarro, Bobadilla o chamou de "venezuelano morto de fome". O jogador do Talleres chorou em campo e também ao prestar queixa à polícia.
Essas questões são muito graves. Fui um jogador de futebol que nunca fiz isso -- nunca tentei mexer com o emocional do adversário usando a família, a classe social, o país. Nada. Eu nunca fiz isso.
Casagrande
Casão relatou duas situações que mexeram com seu estado emocional — uma delas uma ofensa xenófoba quando ele jogava na Itália.
Eu ei por duas situações, dois jogadores, foram duas vezes que fizeram isso comigo porque eu tinha sempre uma ótima relação com quem eu estava jogando contra.
Um foi aqui no Brasil. Eu tinha 19 anos, jogando no Campeonato Brasileiro, e tinha saído uma reportagem na capa da Placar, eu com a minha ex-mulher, nós estávamos namorando. Foi falta pro Corinthians, quando eu levantei, um jogador falou uma coisa pesadíssima. Não sei se isso é malandragem ou é falta de educação, falta de ética, ou se faz parte do jogo. Pra mim, nunca fez. E eu fiquei enlouquecido quando ele falou.
A outra vez foi lá na Itália, jogando contra a Udinese, o cara fez a mesma coisa que o Bobadilla fez com o jogador do Talleres. O cara, numa falta, falou assim -- 'volta pras favelas lá do Brasil'. Eu também fiquei enlouquecido.
Casagrande
O colunista se disse chocado com escalada de gestos agressivos dentro de campo por parte de jogadores de futebol.
Dentro do campo, já ouvi muita conversa, muita tentativa de mexer com o adversário, mas ultimamente essas falas estão sendo muito agressivas, muito pesadas. Eu não gosto, me sinto mal. Mexe com o emocional quando eu vejo isso, sabe?
Não faz parte do jogo — não faz parte ofender. O cara mora num país, um país que tem dificuldade, com uma ditadura, com fome, com guerra, com falta de liberdade, e isso não é uma coisa fácil de se conviver. Isso não é uma coisa simples.
O cara tem família lá, tem pai, mãe, irmã, filho e amigos. Ver o sofrimento de todo mundo, e o próprio dele, você não tem o direito de usar isso. Isso me choca.
Casagrande
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.