Sede da final em 2025, Munique teve apenas campeões inéditos da Liga dos Campeões
Munique vai sediar sua quinta final de Liga dos Campeões neste sábado, às 16 horas (de Brasília), na Allianz Arena, na partida entre Inter de Milão e Paris Saint-Germain. Nas quatro decisões anteriores, o vencedor foi um campeão inédito.
Nottingham Forest x Malmo
A primeira vez que Munique sediou a final da Liga dos Campeões foi em 1979, entre Nottingham Forest, da Inglaterra, e Malmo, da Suécia, no Estádio Olímpico de Munique. Trevor John Francis marcou o único gol da partida e garantiu o primeiro título do clube inglês.
Olympique de Marselha x Milan
Em 1993, novamente no Estádio Olímpico de Munique, o Olympique de Marselha, da França, venceu o Milan, da Itália, por 1 a 0, com gol de Basile Boli, e se tornou o primeiro e único time francês a conquistar o título da Liga dos Campeões, até hoje.
Borussia Dortmund x Juventus
Quatro anos depois, Munique voltou a sediar a final da Liga dos Campeões, mais uma vez no Estádio Olímpico de Munique, na partida entre Borussia Dortmund, da Alemanha, e Juventus, da Itália. Karl-Heinz Riedle marcou duas vezes para os alemães, ainda no primeiro tempo, e Alessandro Del Piero descontou para o time italiano.
Na reta final, Lars Ricken fez um golaço e assegurou o único troféu do Borussia Dortmund na competição.
Chelsea x Bayern de Munique
A última vez que a final da Liga dos Campeões foi disputada em Munique foi em 2012, quando o Bayern de Munique enfrentou o Chelsea, dessa vez na Allianz Arena. Thomas Muller abriu o placar para o time alemão, aos 38 minutos do segundo tempo. Aos 43, Didier Drogba deixou tudo igual.
O Bayern de Munique teve a chance de ser campeão na prorrogação, mas Arjen Robben desperdiçou uma penalidade máxima. Na disputa de pênaltis, Ivica Olic e Bastian Schweinsteiger perderam suas cobranças e Drogba garantiu o primeiro título do Chelsea na competição.
PSG x Inter de Milão
Em 2025, o Paris Saint Germain tenta manter a escrita das decisões em Munique e busca seu primeiro título de Liga dos Campeões. A equipe sa já bateu na trave em 2020, ficando com o vice-campeonato diante do Bayern de Munique.
Por outro lado, a Inter de Milão tenta levantar seu quarto troféu na principal competição de clubes no mundo e o primeiro desde 2010. Os italianos também foram vice recentemente, após a derrota para o Manchester City, dois anos atrás.