Topo
Esporte

Sede da final em 2025, Munique teve apenas campeões inéditos da Liga dos Campeões

27/05/2025 12h10

Munique vai sediar sua quinta final de Liga dos Campeões neste sábado, às 16 horas (de Brasília), na Allianz Arena, na partida entre Inter de Milão e Paris Saint-Germain. Nas quatro decisões anteriores, o vencedor foi um campeão inédito.

Nottingham Forest x Malmo

A primeira vez que Munique sediou a final da Liga dos Campeões foi em 1979, entre Nottingham Forest, da Inglaterra, e Malmo, da Suécia, no Estádio Olímpico de Munique. Trevor John Francis marcou o único gol da partida e garantiu o primeiro título do clube inglês.

Olympique de Marselha x Milan

Em 1993, novamente no Estádio Olímpico de Munique, o Olympique de Marselha, da França, venceu o Milan, da Itália, por 1 a 0, com gol de Basile Boli, e se tornou o primeiro e único time francês a conquistar o título da Liga dos Campeões, até hoje.

Borussia Dortmund x Juventus

Quatro anos depois, Munique voltou a sediar a final da Liga dos Campeões, mais uma vez no Estádio Olímpico de Munique, na partida entre Borussia Dortmund, da Alemanha, e Juventus, da Itália. Karl-Heinz Riedle marcou duas vezes para os alemães, ainda no primeiro tempo, e Alessandro Del Piero descontou para o time italiano.

Na reta final, Lars Ricken fez um golaço e assegurou o único troféu do Borussia Dortmund na competição.

Chelsea x Bayern de Munique

A última vez que a final da Liga dos Campeões foi disputada em Munique foi em 2012, quando o Bayern de Munique enfrentou o Chelsea, dessa vez na Allianz Arena. Thomas Muller abriu o placar para o time alemão, aos 38 minutos do segundo tempo. Aos 43, Didier Drogba deixou tudo igual.

O Bayern de Munique teve a chance de ser campeão na prorrogação, mas Arjen Robben desperdiçou uma penalidade máxima. Na disputa de pênaltis, Ivica Olic e Bastian Schweinsteiger perderam suas cobranças e Drogba garantiu o primeiro título do Chelsea na competição.

PSG x Inter de Milão

Em 2025, o Paris Saint Germain tenta manter a escrita das decisões em Munique e busca seu primeiro título de Liga dos Campeões. A equipe sa já bateu na trave em 2020, ficando com o vice-campeonato diante do Bayern de Munique.

Por outro lado, a Inter de Milão tenta levantar seu quarto troféu na principal competição de clubes no mundo e o primeiro desde 2010. Os italianos também foram vice recentemente, após a derrota para o Manchester City, dois anos atrás.

Esporte