Topo
Esporte

Corinthians: Conselho vota pró-impeachment, e Augusto Melo é afastado

do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/05/2025 22h11

O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votou hoje a favor do impeachment do presidente Augusto Melo. Ele foi afastado do cargo temporariamente.

O que aconteceu

Em reunião extraordinária, 176 conselheiros votaram a favor da destituição do mandatário alvinegro, enquanto 57 votaram pela continuidade da gestão. Um conselheiro votou em branco. O CD precisava de maioria simples dos 301 membros do órgão do clube para afastar o presidente.

Dos 236 conselheiros que compareceram ao pleito, apenas dois se abstiveram do voto. Kadu Melo, sobrinho do mandatário, e Romeu Tuma Jr., presidente do CD, não votaram.

A reunião teve início às 19h com a deliberação sobre os motivos do pedido de impeachment e sustentação oral da defesa. O pleito aconteceu sem intercorrências ou tumulto, de acordo com conselheiros ouvidos pelo UOL.

Augusto Melo não compareceu ao local de escrutínio, no salão nobre do Parque São Jorge. Antes do início, ele fez um pronunciamento afirmando que sairá de "cabeça erguida".

Após a proclamação do resultado, Osmar Stábile, vice-presidente do Timão, é quem assume o cargo temporariamente. Eleito ao lado de Melo, o vice entrou em rota de colisão com Augusto há alguns meses e "desembarcou" do grupo de aliados da gestão no início de 2025.

Agora, Romeu Tuma Jr, presidente do CD, deverá convocar a assembleia geral dos associados para votação da última instância do clube. A data deverá ser anunciada nos próximos cinco dias.

Afastado e indiciado

O afastamento ocorre depois de Augusto Melo ser indiciado pela Polícia Civil de São Paulo no caso Vai de Bet. O presidente corintiano foi enquadrado nos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.

Além do mandatário, foram implicados Marcelo Mariano (ex-diretor istrativo), Sérgio Moura (ex-superintendente de marketing) e o intermediário Alex Cassundé, dono da empresa que constava no contrato com a antiga patrocinadora.

Tuma: 'Vida que segue'

Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Jr. falou sobre seguir em frente e primeiros feitos de Stábile, que já assumiu como presidente durante o afastamento de Augusto Melo.

O 1º vice-presidente já tomou posse, já assinou o termo de posse até para que gere os efeitos legais para que ele possa tomar as providências devidas, para ter habilitação perante os bancos e para o clube não parar. Agora, vida que segue. Vamos andar e tirar o clube das páginas que não nos interessam. Romeu Tuma Jr.

Stábile: 'Não temos mais o direito de errar'

Stábile se pronunciou pela primeira vez após o afastamento de Augusto Melo.

"Antes de qualquer função istrativa, falo como um torcedor que vive intensamente o amor pelo clube", disse em pronunciamento. "Que, assim como vocês, também se preocupa com os rumos políticos e istrativos da nossa instituição. As valiosas páginas de conquistas e lutas do Sport Club Corinthians Paulista não podem mais ser manchadas por escândalos. Sempre fomos um clube que soube superar momentos de turbulência com raça, coragem e, sobretudo, com a força da união."

Stábile ainda afirmou que "não temos mais direito de errar" e falou em dar início a uma nova etapa no clube.

Esta é uma oportunidade única para darmos início, juntos, a um novo ciclo vitorioso. Não temos mais o direito de errar. Trabalharei incansavelmente para isso, consciente de que o poder é ageiro e a caneta é temporária - mas o Corinthians, este sim, é eterno e pertence ao povo e a todos nós corinthianos. Osmar Stábile

Ele também pediu ajuda de todos para que o clube tenha soluções: "Independentemente da corrente política, conto com todos, e aqueles que puderem nos ajudar, que venham e nos apresentem soluções. Nós estamos aqui para resolver. Nós estamos aqui para ajudar o Corinthians".

Próximos os da defesa

Ricardo Cury, advogado de Augusto Melo, explicou os próximos os da defesa após a votação no Parque São Jorge.

A defesa, nestes últimos dias, foi encorpada pela chegada do escritório do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. A estratégia daqui para frente seja adotada pelos dois escritórios em comum. [...] Vamos sentar para que a gente decida o que aproveitaremos e o que não aproveitaremos. Isso também depende de uma conversa com o cliente. Estamos convencidos de que, cedo ou tarde, a Justiça reconhecerá abusividades e ilegalidades do processo, além da fragilidade do indiciamento Ricardo Cury, advogado de Augusto Melo

Como foi a reunião

  • Deliberação sobre o motivo da Convocação da Reunião;
  • Prazo regimental para manifestação do Representante dos Conselheiros Requerentes do Pedido de Destituição do Presidente da Diretoria e/ou Representante da Comissão de Justiça do CD;
  • Palavra do Presidente da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo pelo tempo regimental para leitura e sustentação do parecer da Comissão;
  • Prazo regimental para defesa oral/sustentação oral do Presidente da Diretoria ou de seu representante legal;
  • Votação em escrutínio secreto pela Destituição ou não do Presidente da Diretoria;
  • Proclamação do resultado e providências estatutárias.

Esporte