Vale Puskás? Botafogo leva gol memorável e vai às oitavas mesmo com derrota
O Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pelo Capital-DF na noite desta quinta-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Rodriguinho abriu o placar com um golaço de fora da área, acertando um chute que encobriu o goleiro Raul, lance digno de indicação ao Prêmio Puskás, oferecido pela FIFA ao gol mais bonito da temporada.
Apesar do belo gol, o Botafogo já havia construído uma sólida vantagem no jogo de ida, vencendo por 4 a 0 no Nilton Santos, o que garantiu a classificação para as oitavas de final com 4 a 1 no agregado.
Renato Paiva optou por escalar uma equipe praticamente reserva para o confronto, poupando seus principais jogadores e de olho nos próximos compromissos da temporada. O único titular em campo foi o lateral-esquerdo Alex Telles.
O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Universidad de Chile em duelo decisivo pela fase de grupos da Libertadores. Já o Capital, eliminado da Copa do Brasil, volta suas atenções para a Série D do Campeonato Brasileiro e encara o Goianésia no próximo domingo.
A CBF ainda não divulgou quando serão sorteados os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. As partidas estão previstas para ocorrer entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, após a disputa do Mundial de Clubes.
Veja o golaço
Como foi o jogo
Os primeiros minutos da etapa inicial foram protocolares, com as equipes se estudando e poucas chances claras de gol. O Botafogo até assustou ao acertar a trave, mas o Capital não se abalou nem com o lance e nem com a desvantagem do jogo de ida. A resposta veio em grande estilo: Rodriguinho acertou um belo chute de longa distância e abriu o placar com um golaço. Apesar de ter mais posse de bola, o Glorioso não conseguiu transformar o domínio em gols e foi para o intervalo em desvantagem.
O Botafogo voltou sonolento para o segundo tempo. Aproveitando o momento, o time do Distrito Federal ou a levar perigo à área adversária e obrigou o goleiro a trabalhar. Diante da apatia da equipe, o técnico Renato Paiva promoveu mudanças em busca de uma reação.
Gols e destaques
Choque forte! Aos 12 minutos, Léo Linck saiu do gol para defender uma bola aérea, mas acabou se chocando com um atacante do Capital. Na queda, caiu de mau jeito e precisou ser substituído. Raul entrou no lugar.
Na trave! Após uma falta marcada dentro da área, Alex Telles foi para a cobrança e acertou a trave, levando perigo ao gol do Capital.
Golaço do Capital! Aos 30 minutos, após a bola ser roubada na intermediária, ela sobrou para o camisa 10 Rodriguinho. O meia carregou e, de muito longe, acertou um chutaço que encobriu o goleiro Raul. Uma pintura!
Quase o empate! Em um contra-ataque rápido, Mateo Ponte finalizou com força, cruzado, obrigando o goleiro Reynaldo a fazer grande defesa. No rebote, Nathan chegou batendo, mas parou novamente em Reynaldo, que fez outra excelente intervenção.
O Capital quer jogo! Aos 6 minutos do segundo tempo, o Glorioso levou um susto. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Richardson dentro da pequena área. Ele finalizou, mas pegou mal na bola, que subiu demais e ou por cima do gol, levando perigo.
O Glorioso acordou! Nathan recebeu bom e de peito de Mateo e finalizou com força. Mais uma vez, o goleiro Reynaldo apareceu bem para salvar o Capital com uma bela defesa.
Ficha técnica: Capital 1x 0 Botafogo
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Data e Hora: 22 de maio de 2025, às 21h30 (Horário de Brasília)
Competição: 3° rodada da Copa do Brasil
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Leonardo Rotondo Pinto (MG)
Cartões amarelos: Tobinha (CAP), Serafim (BOT), Kauan Lindes (BOT), Alex Telles (BOT), Renato Paiva (BOT)
Cartões Vermelhos: Não teve
Gol: 30'/1ºT - Rodriguinho (CAP).
Capital: Reynaldo; Vinicius, Pedro Romano, Richardson ; Maycon, Renan, Deysinho (Adílio), Erick Varão, Wallace Pernambucano, Rodriguinho (Mateus Anderson) e Tobinha (Falcão). Técnico: Roberto Fernandes.
Botafogo: Léo Linck (Raul); Mateo Ponte, Danilo Barbosa, Serafim e Alex Telles (Vitinho) ; Newton, Kauan Lindes (Jeffinho) e Patrick de Paula; Santi Rodrígues, Elias Manoel (Rwan Cruz) e Nathan Fernandes. Técnico: Renato Paiva.